
Maior oferta da história do programa ProEB garante mestrado e doutorado para qualificação de docentes em diversas áreas do conhecimento.
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), anunciou a abertura de 7.812 vagas gratuitas de pós-graduação stricto sensu destinadas a professores da rede pública de educação básica. Esta é a maior oferta já realizada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), criado em 2011.
Do total de vagas, 7.584 são para mestrado profissional e 228 para doutorado profissional, distribuídas em modalidades presenciais e híbridas. As áreas de conhecimento incluem Biologia, Física, Matemática, Química, Sociologia, Filosofia, Artes, Letras, Educação Inclusiva e História (esta última com oferta de doutorado).
Os cursos são oferecidos por universidades públicas de excelência em todo o país e contam com a participação de sociedades científicas de diversas áreas. A Capes financia parte do programa, incluindo bolsas para até 30% dos participantes, garantindo que grande parte das vagas seja totalmente gratuita.
Prazos de inscrição:
- Mestrado em Biologia, Física, Matemática e Química: até setembro de 2025.
- Mestrado em Sociologia, Filosofia, Artes, Letras, Educação Inclusiva e História: até outubro de 2025.
- Doutorado em História: até novembro de 2025.
Apesar de os cursos serem gratuitos, alguns programas podem cobrar taxa de inscrição em seus processos seletivos. Interessados devem consultar os editais individuais disponíveis no site da Capes.
Esta iniciativa representa uma oportunidade única para professores da rede pública se qualificarem, aprimorarem suas competências e contribuírem para a melhoria da educação básica no Brasil.http://jornalfactual.com.br