
O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) está com inscrições abertas para a 2ª edição do curso Defensoras Populares, uma iniciativa voltada para a formação em direitos das mulheres. São 30 vagas disponíveis, e as interessadas podem se inscrever pelo link: Inscrição no curso.
Com aulas presenciais que acontecerão entre 10 de outubro e 5 de dezembro, sempre às sextas-feiras, às 9h, no auditório da sede da Defensoria Pública em Palmas, o curso busca preparar líderes comunitárias e mulheres interessadas nas temáticas de direitos femininos, capacitando-as a identificar diferentes formas de violência e aplicar princípios de acolhimento a vítimas.
“Mulheres que não têm conhecimento de seus direitos são incapazes de fazer reivindicações para seu cumprimento. Por isso, a importância da Defensoria Pública em promover a difusão dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico, oferecendo formas dialógicas de conhecimento sobre os direitos das mulheres”, destaca o Nudem.
Cronograma do curso:
- 10/10: Abertura e Aula Inaugural
- 24/10: Módulo I – Direitos Humanos e Direitos das Mulheres
- 31/10: Módulo II – A violência doméstica e familiar contra as mulheres
- 07/11: Módulo III – Conhecendo a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres interinstitucional
- 10/11: Módulo IV – Interseccionalidade e diferentes formas de violência contra as mulheres
- 28/11: Módulo V – Ativismo Social e Comunitário
- 05/12: Formatura
O curso Defensoras Populares é uma oportunidade para que mulheres se tornem agentes de transformação em suas comunidades, aprendendo a defender seus direitos e apoiar outras mulheres em situações de vulnerabilidade.