
Brasília, 23 de setembro – O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), aprovou nesta terça-feira (23) a redução tarifária de importação para 15 produtos não produzidos no Brasil.
De acordo com o colegiado, os itens são considerados essenciais para o fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas e devem contribuir para a competitividade da indústria nacional.
Entre os produtos contemplados estão: baterias de íons de lítio (taxa reduzida de 18% para zero), sistemas de ressuscitação com compressões torácicas automáticas (12,6% para zero), conectores elétricos para soldagem em placas de circuito impresso (16% para zero) e tubos de aço cromo-molibdênio de alta temperabilidade (14,4% para zero).
Além da redução de tarifas, o Gecex deliberou pela prorrogação de medidas de defesa comercial contra surtos de importação. Foram renovados, por 12 meses, os aumentos de imposto sobre 30 tipos de produtos químicos, dois de papel cartão e pneus para automóveis de passeio.
O comitê também manteve medidas antidumping para laminados planos de baixo carbono (Coreia do Sul e China), laminados planos de aço inoxidável (China e Taipé Chinês) e alho fresco ou refrigerado da China – exceto empresas chinesas que firmaram compromissos de preço com o governo brasileiro.http://jornalfactual.com.br