Medida é preventiva e fabricante já iniciou recall voluntário no Brasil e no exterior
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição imediata da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé Brasil Ltda. A decisão foi oficializada por meio da Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira (7).
A medida atinge produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricados pela empresa Nestlé Brasil Ltda. (CNPJ: 60.409.075/0001-52).
Risco de contaminação por toxina
A proibição foi motivada pelo risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A ingestão de alimentos contaminados pode provocar sintomas como:
- Vômitos persistentes
- Diarreia
- Letargia (sonolência excessiva, lentidão motora e mental)
- Dificuldade de reação e expressão emocional
Segundo a Anvisa, a medida é estritamente preventiva, adotada para proteger a saúde de bebês e crianças, público mais vulnerável aos efeitos da toxina.
Recall global
A Nestlé informou que iniciou o recolhimento voluntário dos produtos no Brasil e em outros países após a detecção da toxina em itens provenientes de uma fábrica localizada na Holanda.
A investigação apontou que a contaminação teve origem em um ingrediente fornecido por um fornecedor global terceirizado de óleos, utilizado na formulação dos produtos. Diante desse cenário, a empresa decidiu realizar um recall em escala mundial.
Produtos no Brasil
No Brasil, a Nestlé informou que os seguintes produtos e lotes estão incluídos no recolhimento:

Orientação ao consumidor
A Anvisa orienta que consumidores que possuam os produtos incluídos no recall não utilizem as fórmulas e entrem em contato com o serviço de atendimento da Nestlé para orientações sobre troca ou reembolso.
Fonte: ASCOM /GOV







