Aldeias em Formoso do Araguaia recebem ação de negociação de débitos e cadastro na Tarifa Social de energia

Iniciativa itinerante da Energisa percorrerá aldeias São João, Canoanã e Txuiri entre os dias 7 e 9 de outubro

As famílias indígenas das aldeias São João, Canoanã e Txuiri, em Formoso do Araguaia, terão a oportunidade de negociar débitos em aberto com a Energisa de forma facilitada entre os dias 7 e 9 de outubro. A ação itinerante é fruto de uma parceria da distribuidora com a Coordenação das Organizações Indígenas do Povo Javaé da Ilha do Bananal (Conjaba), com a Prefeitura de Formoso do Araguaia e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). 

As visitas em campo são uma forma de facilitar o acesso à campanha para os povos indígenas, e promovem negociações com entradas reduzidas, maior flexibilidade no parcelamento e isenção de multas e juros, adaptando-se à realidade financeira das famílias. 

“O Regulariza Energisa é uma iniciativa da distribuidora que oferece condições especiais para clientes com débitos antigos, facilitando a regularização da situação financeira com descontos. O programa busca viabilizar a retomada do acesso ao crédito, restaurar o vínculo com a empresa e contribuir para a dignidade econômica dos consumidores. Atualmente 1.175 indígenas foram contemplados nessa iniciativa em todo o Estado”, explica o coordenador comercial da Energisa Tocantins, Erick Honório. 

Ao longo da programação, as famílias também terão acesso aos serviços ofertados nas agências como troca de titularidade, solicitação de nova ligação e emissão de segunda via de contas. 

Tarifa Social

Em parceria com a Prefeitura de Formoso do Araguaia e o Cras, as famílias indígenas também poderão se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica. Atualmente no Tocantins, 2.409 famílias indígenas estão aptas, mas ainda não se cadastraram no programa.  

Para ter acesso ao benefício, concedido pelo Governo Federal, é preciso estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com os dados atualizados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município em que reside. No caso de famílias indígenas, também é necessário apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani) no ato do cadastro.  

O consumo mensal da residência, para isenção total do pagamento da conta de energia, deve ser de até 80 kW/h por mês, e a renda, de até meio salário-mínimo por pessoa. Caso o consumo ultrapasse o limite estipulado, a cobrança é realizada conforme valores homologados na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  

Para o Coordenador Geral da Conjaba, Vantuires Oliveira Martins Javaé, fazer parte da ação é unir forças em prol da valorização e inclusão dos povos indígenas. “Em diálogo com a Energisa, especialmente com o diretor Alankardek Moreira, uma pessoa muito sensível a causa indígena, tivemos a graça de fazer parte dessa parceria para atender nossas comunidades e assim promover a participação das famílias no programa da Tarifa Social. Ter a oportunidade de promover a regularização dos cadastros e negociação de débitos de maneira facilitada melhora as expectativas e renova as esperanças de um futuro melhor para todos”. 

Programação

  • 7 de outubro (terça-feira): Aldeia São João, na Escola Indígena Temanaré  
  • 8 de outubro (quarta-feira): Aldeia Canoanã, na Escola Indígena Tainá 
  • 9 de outubro (quinta-feira): Aldeia Txuiri, na Escola Indígena Txuri Hiná 

Fonte: ASCOM /ETO

WhatsApp Facebook Twitter Email Baixar Imagem
  • Inês Theodoro

    Quem Somos Jornal Factual — Informação limpa. Jornalismo responsável. O Jornal Factual é um veículo digital independente, dedicado à cobertura criteriosa dos acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais do Tocantins e do Brasil. Nascemos com um compromisso claro: entregar informação confiável, apurada e livre de interferências. Nosso trabalho se apoia em três pilares essenciais: Imparcialidade, Ética e Confiabilidade. No Jornal Factual, buscamos ser um ponto de equilíbrio em um ambiente digital carregado de ruído, polarização e desinformação. Somos Factual. Somos jornalismo que respeita você.

    Related Posts

    O JOGO SECRETO POR TRÁS DA QUEDA DA BOLSA E DA CANDIDATURA RELÂMPAGO DE FLÁVIO BOLSONARO

    Por trás de uma pré-candidatura que durou menos de 48 horas, o país assistiu a uma queda de R$ 140 bilhões na Bolsa, reações bruscas no câmbio e um movimento…

    Operação Natal Seguro: Polícia Civil desmantela pontos de tráfico e prende suspeitos em Guaraí

    A Polícia Civil do Tocantins deflagrou nesta sexta-feira, 5, a Operação Natal Seguro, em Guaraí, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e reforçar as ações de segurança…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You Missed

    Palmas Viva: As raízes culturais que moldam a capital mais jovem do Brasil

    Palmas Viva: As raízes culturais que moldam a capital mais jovem do Brasil

    “Educação no Brasil: O avanço que aparece nos números — e o colapso silencioso dentro das salas de aula”

    “Educação no Brasil: O avanço que aparece nos números — e o colapso silencioso dentro das salas de aula”

    O novo ciclo do esporte brasileiro: renovação, tecnologia e resultados que reacendem a confiança

    O novo ciclo do esporte brasileiro: renovação, tecnologia e resultados que reacendem a confiança

    Direitos Humanos no Tocantins: Desafios e Avanços em Palmas

    Direitos Humanos no Tocantins: Desafios e Avanços em Palmas

    A NOVA EPIDEMIA SILENCIOSA

    A NOVA EPIDEMIA SILENCIOSA

    O JOGO SECRETO POR TRÁS DA QUEDA DA BOLSA E DA CANDIDATURA RELÂMPAGO DE FLÁVIO BOLSONARO

    O JOGO SECRETO POR TRÁS DA QUEDA DA BOLSA E DA CANDIDATURA RELÂMPAGO DE FLÁVIO BOLSONARO